Como a localização impacta no seu negócio?

- Tendências do Mercado -

Imagine um cenário de concorrência entre negócios muito semelhantes: você, no papel de decisor, precisa determinar qual o melhor para selar uma parceria. Certamente alguns critérios surgirão na hora de determinar a melhor das opções. Quando tratamos de empresas, pontos como localização, tamanho, infraestrutura e etc. são fundamentais para firmar uma imagem de credibilidade diante do mercado.

Apesar de parecer subjetivo, o critério localização ganha cada vez mais força com o surgimento de verdadeiros pólos de negócio nos grandes centros urbanos. Por isso, vamos entender como a localização influencia o público externo e interno ao seu negócio.

Localização para o público externo

Estar presente me um eixo empresarial tem valor imensurável para a sua empresa quando a mesma é analisada diante da concorrência. Seja qual for o cenário que a mesma se encontra atualmente, é importante que ela seja colocada no mesmo patamar que outros players da sua parcela de mercado.

Além do reconhecimento já aprovado pelo meio empresarial, a localização nestes eixos traz uma aproximação entre sua empresa e a concorrência, estabelecendo uma relação de competição saudável. O desenvolvimento do networking e o estímulo ao benchmarking são comprovações de que o compartilhamento do conhecimento gera o desenvolvimento em cadeia de toda uma gama de empresas que coexistem em um ambiente corporativo – isso tudo sem deixar o estímulo a competitividade de lado e diminuindo o isolamento das mesmas diante do seu market share. Empresas como a Brastemp, Kibon e Samsung já adentraram a este ambiente e mostram que, ao inserirem-se, fizeram sua estratégia empresarial crescer e conseguiram ganhar uma visão mais clara diante da competição.

Localização para o público interno

É importante notar também como a localização impacta diretamente na qualidade de vida dos seus colaboradores. Ao analisar as facilidades das imediações é fundamental notar quão prático é chegar a sua sede por diferentes tipos de modais de transporte. Opções de alimentação variadas, proximidade de unidades bancárias e farmácias também devem ser colocados na balança.

E por que isso se torna tão importante? Porque você quer o seu colaborador o mais satisfeito possível, já que são pessoas assim que produzem mais e melhor. Caso contrário, você terá um detrator interno do seu negócio, o que é muito ruim para a imagem da empresa.

Entender a importância da localização para o seu negócio é fundamental para que decisões sobre mudar de estrutura física sejam tomadas. Se o seu sinal de alerta apitou, vale a pena conferir se sua empresa não sofre com outros problemas que podem significar que chegou a hora de mudar.

9 sinais de que está na hora de mudar de sede

Deseja receber
notícias exclusivas?