No Dia Mundial da Reciclagem, CCP comemora a eficiência dos seus empreendimentos em favor da sustentabilidade ambiental

- Imprensa -

Com métodos avançados de coleta seletiva, comunicação constante com o público, rígido controle de impacto e parcerias estratégicas, shoppings e prédios comerciais administrados pela companhia avançam na gestão de práticas sustentáveis

Uma das maiores empresas brasileiras do segmento de propriedades comerciais, a CCP (Cyrela Commercial Properties) é também referência em sustentabilidade ambiental. Membro fundadora do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, a companhia comemora o Dia Mundial da Reciclagem, no próximo 17 de maio, com importantes avanços em seus empreendimentos.

Somente em 2016, quatro dos seis shoppings administrados pela CCP encaminharam para a reciclagem aproximadamente mil toneladas em resíduos. Considerando apenas os itens papel e papelão, os volumes coletados no Grand Plaza Shopping, em Santo André, no Tietê Plaza Shopping e no Shopping D, em São Paulo, e no Shopping Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro, ao serem reinseridos na produção industrial, pouparam o corte de 16 mil árvores.

Para que o processo funcione com eficiência, reduzindo o consumo de recursos naturais e o impacto nos aterros sanitários, esses shoppings – que recebem juntos mais de 3,3 milhões de pessoas todos os meses – trabalham apoiados em algumas diretrizes fundamentais: o emprego de equipamentos e métodos eficazes para a coleta seletiva; a comunicação constante com o público; o controle rígido no descarte dos resíduos; e a parceria com fornecedores estratégicos. 

DOBRANDO OS RESULTADOS – Referência no Brasil por operar uma das tecnologias mais avançadas do mundo em reúso de água, o Grand Plaza Shopping praticamente dobrou a massa de resíduos sólidos encaminhados para a reciclagem. Na comparação entre 2015 e 2016, o volume cresceu de 263 para 522 toneladas, como consequência de aperfeiçoamento no sistema.

No Rio de Janeiro, o Shopping Metropolitano Barra, assim com os outros centros de compras da rede, conta com o apoio ostensivo de parceiros comerciais que auxiliam em várias etapas: recolhimento do lixo (em lojas e nas áreas comuns); separação dos resíduos; compactação dos volumes para geração de fardos e armazenamento; e destinação a cooperativas e empresas especializadas em reciclagem.

Nas zonas norte e noroeste da capital paulista, o Shopping D e o Tietê Plaza Shopping, respectivamente, vão além das coletas de papel, papelão, alumínio, plástico e vidro. Seus sistemas também incluem coletores que recebem óleo de cozinha e resíduos eletrônicos, entre eles, aparelhos celulares, pilhas e baterias.

PRÉDIOS COMERCIAIS – Se nos shoppings a coleta seletiva produz resultados efetivos, nos edifícios corporativos administrados pela CCP a situação não é diferente. Um dos prédios comerciais mais modernos de São Paulo, o Faria Lima Financial Center realiza o trabalho desde 2008. Entre papel, plástico, alumínio e vidro, o empreendimento encaminhou no ano passado mais de 70 toneladas de resíduos. Com fluxo diário de três mil pessoas, entre usuários e visitantes, o edifício abriga diversas empresas de vários segmentos, cujos funcionários são mobilizados por meio de campanhas de comunicação interna, focadas, especialmente, no descarte adequado de eletrônicos, pilhas e baterias.

Processo semelhante é desenvolvido no JK1455, imóvel que possui uma das mais importantes certificações internacionais em padrão de construção sustentável, o LEED Gold. Localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck, o prédio está equipado com dezenas de coletores, disponibilizados em pontos estratégicos ao longo de seus 13 pavimentos.

Em 2016, o JK1455 recolheu 30 toneladas de material reciclável. Ao retornar para a indústria, esses resíduos foram reaproveitados como matéria-prima na fabricação de bobinas, placas de metal, plásticos granulados, entre outros insumos essenciais à cadeia produtiva.

Integrantes da política de responsabilidade social corporativa, a cidadania e o crescimento sustentável são prioridades na CCP, que também desenvolve e incentiva o mesmo programa de coleta seletiva em outros empreendimentos em operação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, incluindo os segmentos de edifícios corporativos, shopping centers e condomínios logísticos.

 

Sobre a CCP

A CCP (Cyrela Commercial Properties S/A) é uma das empresas líderes em desenvolvimento, comercialização e administração de imóveis comerciais no mercado brasileiro. Reconhecida por sua longa experiência no segmento de propriedades comerciais, possui um portfólio de excelente qualidade, com forte atuação nos segmentos de Edifícios Corporativos, Shopping Centers e Centros Logísticos. Seus empreendimentos concentram-se no eixo Rio-São Paulo, além de outras capitais do país. O fortalecimento de alianças globais, estratégia que une know-how diferenciado e desenvolvimento de negócios integrados, garante crescimento com qualidade e sustentabilidade. A CCP apresenta recorrentemente sólidos resultados, tanto em relação a crescimento como lucratividade, fruto de uma estratégia bem planejada, que reúne conservadorismo financeiro e arrojo comercial. Derivada da Cyrela Brazil Realty S/A, sua experiência lhe garante baixa taxa de vacância e alta rentabilidade. Ao lado dessa atuação ímpar no mercado imobiliário comercial, integra o Novo Mercado da Bovespa (CCPR3), comprometendo-se com seus stakeholders a seguir as melhores práticas de Governança Corporativa.

 

 

  • Deseja receber
    notícias exclusivas?