Conheça os principais impactos da arquitetura no seu negócio

- Tendências do Mercado -

Pense em quantas vezes, ao conhecer um novo ambiente, você teve uma sensação boa ou ruim quanto ao local e como isso foi determinante para a imagem que você levou da empresa consigo? A arquitetura tem o propósito de atender desejos e satisfazer expectativas. Ela pode ser resumida como a arte de construir aliando conforto, bem estar e segurança nas facilitações de uso de uma edificação. Esse conceito se estende para os mais diferentes espaços, sendo um ponto importante de atenção, já que ela influencia na primeira imagem que potenciais clientes terão do seu negócio.

Perceptiva ou inconscientemente, essa “primeira impressão” transmite sensações e emoções do espaço físico para o indivíduo que o ocupa, determinando como nos comportamos e reagimos a ele. Estudos na área do marketing sensorial e da arquitetura corporativa denotam que a preocupação com pontos sucintos, que muitas vezes fogem da nossa percepção natural, como estes devem estar no radar das grandes empresas.

Alguns bons exemplos de atuação do marketing sensorial incluem buscar por diferenciais de design que chamem atenção e remetem a valores do seu público-alvo, atrelar sensações para fixar a marca/produto, proporcionar sons que propiciem a permanência no ambiente são. Todos os meios de comunicação influenciam nas nossas sensações, fazendo com que optemos por serviços que se assemelham mais aos nossos valores e cultura.

Qual a importância de um ambiente corporativo agradável?

Essa linha de pensamento se aproxima bastante da arquitetura corporativa, que traz em seus preceitos, além da beleza estética, funcionalidade, qualidade de vida, conforto e incremento de produtividade para que estabelecer o vínculo emocional de colaboradores e usuários da estrutura com a marca. Um espaço físico iluminado, ventilado, aconchegante e com boa aparência leva aos impactos positivos citados. Por mais que você possua uma equipe altamente qualificada para sua atividade-fim, manter os profissionais estimulados com sua rotina de trabalho pode ser um desafio, vencido passo a passo com pequenas mudanças no ambiente.

E, assim como influencia internamente, a arquitetura impacta diretamente os seus clientes. Por exemplo, se sua empresa possui uma fachada que transmite confiança, organização e transparência, provavelmente seu cliente aposte mais na sua marca para estabelecer um negócio e toda a relação de confiança. Voltamos as sensações e como elas determinam impactos diretos na cadeia do seu negócio. Portanto, se você está a frente de um negócio ou influencia diretamente na escolha da localização, tenha em mente que a arquitetura é o cartão de visitas da sua organização. É a partir dessa primeira impressão que todos os seus negócios podem se desdobrar, por isso garanta que seja uma excelente impressão.

Como tornar o seu ambiente corporativo agradável?

As sensações são variadas e vão desde a região em que a empresa está inserida (vale contar aqui com localização, tráfego e fluxo de pessoas, climatização, segurança, facilidade de acesso, interação com meio urbano) até o aproveitamento do espaço construído, proporcionando uma relação interessante com o ambiente e facilitando a ação de elementos naturais, como ventilação e iluminação.

Caso ainda não esteja claro, separamos algumas dicas valiosas para você notar quanto ao quesito da arquitetura no seu negócio:

Agora que você já sabe como a arquitetura impacta no seu negócio, fica mais fácil realizar as mudanças necessárias na sua empresa para melhor se adequar a estas ideias. Você já sabe de todos os benefícios que pode obter a partir deste conceito, basta agora conhecer os empreendimentos certos.

Conheça um pouco mais sobre a CCP e nossos benefícios conversando com um de nossos especialistas.

  • Deseja receber
    notícias exclusivas?