Brand Equity: o que é e como construir

- Tendências do Mercado -

O brand equity é uma parte crítica da construção de um negócio e as empresas que conseguem abraçar este conceito entendem o quão importante ele é para as suas operações. No entanto, é necessário tempo, paciência e dedicação para construir um brand equity de valor, além de compreender adequadamente como construi-lo.

Antes de mais nada, você sabe o que é brand equity? A definição mais aceita é a de David Aaker:

“Trata-se de um conjunto de elementos associados a uma marca que adicionam ou subtraem valor aos seus produtos ou serviços quando percebidos pelos clientes e concorrentes.”

Portanto, entendemos brand equity como, em termos simples, o seu diferencial. É aquilo que destaca a sua forma distinta de trabalhar em relação ao restante do mercado. O seu objetivo, então, deve ser o de conquistar um brand equity positivo, que influencie mais vendas e sucesso.

Como se constrói um brand equity?

Em geral, brand equity é o resultado do que a marca constrói e da percepção do público em relação a ela. Além disso, é importante conquistar a lealdade destes clientes conforme o market share aumenta.

Uma empresa atinge um brand equity positivo quando o seu relacionamento com os clientes passa por estes 5 estágios:

1. Conhecimento: fazer com que os consumidores tenham conhecimento que a sua marca existe e atua em seu respectivo mercado.

2. Reconhecimento: conseguir que a marca seja conhecida pelo que ela oferece em relação aos concorrentes.

3. Experimentação: estágio em que os consumidores experimentam a marca.

4. Preferência: os clientes experimentaram a marca e repetiram a compra, começando a desenvolver conexões mais significativas com ela.

5. Lealdade: os consumidores fazem questão de usar a marca e não aceitam similares ou competidores.

O que acontece depois?

Uma vez que os seus clientes chegam ao último estágio, isso não significa que o seu trabalho terminou. O desafio não é só construir o brand equity, mas mantê-lo e fazer com que ele cresça sempre. Planeje ações que busquem fortalecer cada um dos estágios, procurando sempre proporcionar experiências melhores a quem compra de você.

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